Câmara debate normatização sobre o bem-estar animal

Vereadores ouvem sugestões de ativistas para projeto que tramita no legislativo
Câmara debate normatização sobre o bem-estar animal

Fotos: Allan S. Ribeiro / Texto: Marco Aurélio Tarlá

Aconteceu na tarde desta quarta-feira, 04 de março, audiência pública para debate da normatização municipal sobre o bem-estar animal.

Além dos vereadores Jorge Parada (PT), Rodrigo Simões (PDT), Adauto Marmita (PL) e Fabiano Guimarães (DEM), estiveram presentes a secretária do Meio Ambiente, Sônia Valle, representantes de ONGs e protetores ativistas.

Com projeto na Câmara, a audiência foi proposta para recebimento de novas sugestões da população, já que a matéria necessita de ampla discussão anterior à aprovação em plenário. Como autores da proposta, Jorge Parada e Rodrigo Simões salientaram a importância de regulamentação da defesa dos animais, pois existem diferentes normas que não sistematizam os processos na cidade.

"Sabemos que a causa animal é cada vez mais presente na sociedade, e por isso é muito necessário disciplinarmos essa questão", afirmou Jorge Parada.

Rodrigo Simões informou que o projeto teve início em 2017, desde então aperfeiçoado com ideias e sugestões, vindas de parlamentares e ativistas. Para ele a participação popular é indispensável.

"Nós estamos falando em bem-estar animal, e cada pessoa interessada deve opinar e participar, por isso a importância desse encontro", explanou o parlamentar.

Para efetivar a participação popular, diversas pessoas utilizaram a Tribuna Livre do plenário. Maria Cristina Dias, presidente do Conselho Municipal de Bem-Estar Animal, sugeriu que planejamento deve ser a ferramenta para obtenção de resultados.

"Quando se fala em animais domésticos e domesticáveis não existe nada de imediato, tem que haver planejamento para curto, médio e longo prazo. Não existe milagre, precisamos trabalhar", declarou.

Já o vereador Marmita lembrou que outro importante item é o fortalecimento de instrumentos de fiscalização e controle.

"Precisamos de maior fiscalização quanto ao abandono e maus tratos aos animais. Respeito a essas vidas deve ser prioridade, por isso devemos dar toda atenção a esse projeto", disse.

A íntegra da audiência pode ser acessada através do Canal do youtube da TV Câmara Ribeirão.